Sobre o Cursinho

O Cursinho Metamorfose é um projeto de extensão realizado pelos discentes do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O projeto tem como objetivo levar ensino gratuito e de qualidade à comunidade economicamente carente.


História

O projeto surgiu em Julho de 2007 entitulado como "Cursinho Pré-vestibular Andalogo", em uma iniciativa dos discentes do IBILCE/UNESP. Durante seis meses, o cursinho foi realizado na Escola Estadual Alberto Andaló, atendendo cerca de trinta alunos da própria escola e da comunidade, que cursavam o 3º ano do ensino médio ou já haviam se formado.   Em 2008 o Cursinho passou a ser realizado nas dependências do IBILCE/UNESP, com o objetivo de aproximar os alunos do ambiente Universitário. Devido a essa mudança, o título do projeto foi modificado para "Cursinho Metamorfose". O projeto atende atualmente a setenta alunos com idade a partir de 17 anos.


Ensino

O ensino prestado pelo Cursinho Metamorfose é voltado à preparação para os maiores vestibulares do Brasil. São ministradas aulas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia,  Língua Portuguesa (Literatura, Gramática e Redação) e Inglês. As aulas são ministradas de segunda a sexta no período noturno e aos sábados no período da tarde.


Corpo docente

Os professores e monitores do Cursinho Metamorfose são alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Matemática, Química Ambiental, Biologia, Letras e Tradução do IBILCE/UNESP e trabalham de forma voluntária. Neste ano, trinta deles participam do projeto, sendo vinte professores e dez monitores.